A Região Sanitária Santiago Norte (RSSN) recebeu 500 testes rápidos doados pelo Ministério da Saúde e Segurança Social, para detectar casos do novo coronavírus.
Conforme o director da RSSN, João Baptista Semedo, esta sexta-feira foi realizada uma acção de formação destinada a um grupo de técnicos de todas as estruturas de saúde dos seis concelhos que compõem a região, para que estes possam saber manusear os testes rápidos da Covid-19 e interpretar os resultados dos mesmos.
João Baptista Semedo explicou que a função dos testes rápidos da Covid-19 é detectar anti-corpos nas pessoas que eventualmente tiveram contactos com o vírus.
“Os exames serão destinados às pessoas que estão em quarentena na região, profissionais de saúde que tiveram contactos com doentes positivos e para as pessoas de outras ilhas que estão em Santiago que querem regressar à ilha de residência”, relevou o médico.
Segundo aquele responsável os testes rápidos da covid-19 serão feitos a assintomáticos. No entanto, esclareceu que caso a pessoa acusar positivo no teste rápido é recomendada a realização de um outro teste (PCR) para detectar a matéria genética do vírus.
No que diz respeito a dois doentes infectados com a covid-19 no Tarrafal de Santiago, o responsável informou que o estado clínico dos mesmos “é estável” e que se encontram na fase de recuperação. “Estamos à espera do teste de controlo para sabermos se vão ter alta ou não”.
Baptista aproveitou para pedir a colaboração de toda a população e para que esta fique em casa, use máscaras e evite aglomerações. E aconselha as pessoas no caso sentirem sintomas, para ligarem para a linha verde 8001112.
C/ Inforpress