O transporte de passageiros inter-ilhas, por via marítima, será retomado a partir do próximo dia 11 de Maio, nas sete ilhas cujo estado de emergência foi levantado.
A informação foi avançada pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que exceptua os casos onde a origem e/ou o destino for as ilhas de santiago ou Boa Vista.
A decisão sobre a retoma das ligações marítimas para o transporte de passageiros que envolve as ilhas de Santiago e da Boa Vista será tomada após o término do estado de emergência que vigora nessas ilhas e de acordo com a sua situação epidemiológica, esclareceu o chefe do Governo.
Entretanto, a retoma das ligações para o transporte de passageiros fica sujeita ao cumprimento de normas de proteção sanitária por parte da tripulação, dos prestadores de serviços nos portos e dos passageiros, normas essas que constam da Resolução do Conselho de Ministros, que hoje se publica.
O Primeiro-ministro prevê a entrada numa 2nova realidade”, que passa a ser muito mais exigente em termos de segurança sanitária, “para o bem da saúde das pessoas e da economia do país”.
“São novas regras que vão perdurar no tempo e que irão permitir conviver com o vírus em condições de risco mais reduzido”, explicou Ulisses Correia e Silva.
Relativamente aos transportes aéreos inter ilhas e internacionais, o Governo diz que terá uma posição sobre a reabertura das atividades e sobre as condições e as novas regras de proteção sanitária, após as diretivas da ICAO e da IATA, previstas para este mês de Maio.
Na próxima semana, o Governo anunciará igualmente a calendarização da saída progressiva e controlada das restantes restrições que vigoram após o estado de emergência.
Recorda-se que Cabo Verde já registou 218 casos confirmados de coronavírus, dois óbitos e 38 recuperados. Neste momento existem casos activos apenas nas ilhas de Santiago e Boa Vista, sendo a Cidade da Praia o epicentro do vírus, com 156 casos.