PUB

Covid-19

Covid-19: Com centros de dia encerrados, idosos vulneráveis vão receber cuidados ao domicílio

Até agora, perto de 68 cuidadores formais e informais, foram contratados para prestar serviços ao domicílio a idosos em situação de vulnerabilidade.

No quadro das medidas de proteção social, face ao combate à propagação da Pandemia da Covid-19, o Governo de Cabo Verde implementou o programa de cuidados ao domicílio, que visa garantir a proteção social a idosos caracterizados, na sua maioria, por indivíduos sem rede familiar, com baixo rendimento e em situação de dependência leve e moderada.

Os 68 profissionais até agora contratados, de um total de 100 cuidadores formais e informais, vão auxiliar os idosos na realização das suas tarefas diárias, nos cuidados de higiene, confeção de refeições, compras e socialização.

No município de Santa Catarina, o trabalho iniciou há cerca de 15 dias, segundo o Governo, realizando-se a triagem e identificação de novos casos.

“Neste momento, outros 9 municípios já iniciaram este serviço, nomeadamente: Praia, São Vicente, Brava, São Domingos, Ribeira Grande de Santiago, Santa Cruz, Maio, Tarrafal de Santiago e Mosteiros”.

O serviço é articulado com as Câmaras Municipais, os serviços da Proteção Civil e as autoridades de saúde, com recurso ao recrutamento de trabalhadores sociais, cuidadores e voluntários.

A medida visa assegurar o reforço das equipas sociais locais com a contratação de cuidadores formados e cuidadores informais para garantir a entrega de refeições ao domicílio e elaborar uma triagem dos idosos em situação de dependência que vivem isolados, para além de facilitar a proteção destes idosos contra o coronavírus.

No Cadastro Social Único estão registados cerca de 2.892 idosos que vivem só. Destes, 1. 195 têm mais de 80 anos.

Apesar da função de cuidador de idosos ser uma profissão nova no país, este trabalho vem tendo um grande reconhecimento para aqueles que sentem nestas ajudas diárias um aumento no seu bem-estar, considerou o Governo.

PUB

PUB

PUB

To Top