Uma declaração da conhecida influencer e atriz de telenovelas portuguesa, Rita Pereira, sobre Cabo Verde está a gerar polémica e alguma indignação nas redes sociais.
Em questão está um vídeo publicado na sua rede de Instagram, onde Rita Pereira pede ajuda para uma campanha de doação e diz que “há crianças em Cabo Verde a morrer de fome” por causa dos impactos do novo coronavírus no país.
No vídeo, Rita Pereira diz que foi contactada pelo artista cabo-verdiano, Nelson Freitas, um dos promotores da campanha.
“O Nelson Freitas mandou agora uma mensagem a dizer que criou um fundo de ajuda para Cabo Verde porque tem recebido muitas mensagens de cabo-verdianos, em Cabo Verde, a dizer que estão com muitas dificuldades. Há crianças a morrer de fome mesmo aqui ao nosso lado”, diz a atriz.
Rita Pereira apela à solidariedade dos portugueses para ajudarem “um país para onde vão passar férias e serem felizes e aproveitar praias incríveis”.
O vídeo que, entretanto, já não está disponível no perfil da atriz, causou alguma revolta no seio dos cabo-verdianos, que ficaram indignados com a imagem de Cabo Verde que se faz passar no apelo.
“Vamos ajudar, mas ajudar com verdade”, disse um internauta, que considera que a atriz deveria verificar a informação que estava a passar a milhares de pessoas.
“A Rita Pereira ou foi enganada ou não se deu ao trabalho de confirmar, antes de fazer este apelo sentido a favor de um país que tem lindas praias para onde os portugueses vão, para serem felizes. Estamos com tanta pressa em ser solidários que nos esquecemos de o ser com consciência”, escreveu a antropóloga celeste Fortes, na sua rede social Facebook.
O Ministro da Cultura e Indústrias Criativas também reagiu à publicação.
“Querida Senhora Rita Pereira, estou muito sensibilizado com o seu vídeo e a sua preocupação com Cabo Verde. Mas quero que saiba que ninguém está a morrer de fome em Cabo Verde. Quero que saiba que “fome” é um tema muito sensível para os cabo-verdianos e agradecíamos que não se tocasse nele assim de forma tão superficial”, escreveu o Abraão Vicente.
Nelson Freitas criou a campanha “One Cabo Verde” para ajudar famílias vulneráveis no país. Para além de donativos, que podem ser feitos no site oficial da campanha, está programada live (vídeo em direto) no Instagram, agendado para o dia 09 de Maio, com vários artistas e outras figuras públicas cabo-verdianas, denominado “Badja ou canta”.
O objectivo é atingir 30 mil euros para comprar comida e enviar a Cabo Verde.
Rita Pereira já esteve várias vezes em Cabo Verde, entre elas, uma vez para participar no Carnaval de São Vicente e outra na Gala Somos Cabo Verde.
Até agora a atriz ainda não reagiu às críticas.