PUB

Covid-19

Pandemia: COVID-19 terá chegado à Europa e EUA ainda em Dezembro

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou aos Estados-Membros que analisassem amostras de doentes com suspeita de Pneumonia no final de 2019, para identificar possíveis casos de COVID-19, antes mesmo de a China ter comunicado a nova doença.

“É muito importante que todos os países com casos não especificados de pneumonia em Dezembro, ou até mesmo Novembro, realizem testes. Alguns já estão a fazer”, afirmou o porta-voz da entidade, Christian Lindmeier, citado pelo jn.pt.

Há relatórios médicos de países como França e Estados Unidos da América (EUA), que sugerem terem identificado possíveis casos de COVID-19, desde Dezembro.

“Esses casos fornecem uma visão mais clara da Pandemia”, sublinhou Lindmeier, que considerou essencial que esse tipo de estudos tenha continuidade de forma a “entender melhor o potencial de contágio da COVID-19”.

O porta-voz explicou ainda que não seria estranho o novo Coronavírus estar fora da China em data tão precoce, “uma vez que os primeiros casos da doença datam do início de Dezembro e é possível que alguns dos infectados tenham viajado de Wuhan para outros países”.

Entretanto, um hospital francês analisou amostras de pacientes que atendeu em Dezembro e Janeiro. Um dos testes revelou que o paciente estava, na altura, infectado com COVID-19. Ou seja, um mês antes dos primeiros casos confirmados em França.

Na altura, a informação era desconhecida do Mundo e dos médicos. O doente foi internado quatro dias antes de a OMS ter sido alertada pela China de casos de Pneumonia de causas desconhecidas, detectadas na cidade chinesa de Wuhan.

O caso foi descoberto através de um estudo retrospective, realizados em doentes internados em Dezembro e Janeiro com Pneumonia, explicou o director dos cuidados intensivos dos hospitais Avicenne de Bobigny e Jean Verdier de Bondy, Yves Cohen.

“Dos 24, tivemos um caso que confirmou ser positivo para COVID-19, a 27 de Dezembro”, garantiu o médico, realçando que foram feitos os testes várias vezes, para evitar qualquer erro.

PUB

PUB

PUB

To Top