PUB

Política

Covid-19: PAICV “preocupado” com implementação de medidas de carácter social e económico

O PAICV manifesta “profunda preocupação” em relação à execução e implementação das medidas de carácter social e económico, anunciadas pelo Governo, para fazer face à Covid-19.

Carla Carvalho, membro da Comissão Política Nacional do PAICV, disse hoje, em conferência de imprensa, que no decurso do estado de emergência, que foi antecedido pelo estado de calamidade, “milhares de famílias cabo-verdianas perderam os seus rendimentos, dos quais dependiam (e dependem!), para satisfazer as suas necessidades básicas de sobrevivência”.

No entender dessa dirigente, do maior partido da oposição, “qualquer medida para mitigar os efeitos do estado de emergência decorrente da pandemia, tinha de ter carácter de urgência, “para que essas famílias pudessem enfrentar a situação e garantir o acesso a bens essenciais”.

“Particularmente as pessoas que laboram no sector informal, nomeadamente as ‘rabidantes’ os pequenos comerciantes, os barbeiros, as cabeleireiras, os lavadores de carro, os pedreiros e ajudantes de obra, as empregadas domésticas, os condutores, para citar alguns”, realça.

O PAICV considera que, 35 dias depois da declaração do estado de emergência, com o consequente confinamento de pessoas e com o encerramento das principais atividades económicas, “as medidas anunciadas pelo Governo chegaram a pouco mais de 10% desses pequenos operadores económicos do sector informal, de ambos os regimes”.

“Mais de 30 dias depois da declaração do estado de emergência, cerca de 80% do pessoal do sector informal ainda não recebeu os subsídios anunciados pelo Governo, apesar dos gritos de socorro destes profissionais através de, por exemplo, a Associação das Trabalhadoras Domésticas, a Associação das Vendedeiras Ambulantes e a Associação dos Camionistas de São Vicente”, acrescenta.

Conforme Carla Carvalho, “o PAICV não pode ficar calado, a observar impávido, a uma falta de eficácia na implementação das medidas, quando, por diversas vezes e em diversos fóruns, já alertou para a necessidade de a implementação dessas medidas ser grandemente melhorada e tendo já manifestado toda a sua disponibilidade para ajudar”.

 

PUB

PUB

PUB

To Top