PUB

Covid-19

Prorrogado novamente o Estado de Emergência em Santiago e Boa Vista

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, propôs, esta sexta-feira,1 Maio, ao Parlamento, a segunda prorrogação do estado de emergência em Cabo Verde, desta feita por um período de 12 dias, até 14 de Maio, para permitir a continuidade das medidas de contenção e de mitigação da covid-19.

Esta terceira medida de execpção, que entra em vigor às zero horas de domingo, 3 de Maio, abrange apenas as ilhas de Santiago e Boa Vista. Na ilha de São Vicente foi levantado o estado de emergência.

Na sua comunicação ao país, o Chefe de Estado disse entender que a cessação do estado de emergência nas ilhas da Boa Vista e Santiago, nas datas previstas na primeira prorrogação, representaria um risco ainda relevante de aceleração do ritmo de contágio e de possível descontrolo da pandemi.

Este risco, conforme Jorge Carlos Fonseca, poderia ter efeitos negativos ao nível da saúde pública e de pressão sobre as estruturas de saúde, numa altura em que o país ainda “não está suficientemente preparado para conviver com o vírus, apesar dos passos já dados neste sentido”.

São Vicente, com apenas três casos da Covid-19, fica de fora desta segunda prorrogação do estado de emergência, juntando-se às ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Sal, Maio, Fogo e Brava, que não registaram nenhum positivo do novo coronavírus.

(actualizado)

PUB

PUB

PUB

To Top