A Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde reconheceu, na sexta-feira (30), que o laboratório de Virologia está a processar menos testes de Covid-19 nos últimos dias.
Maria da Luz Lima explicou, segundo notícia da RDP Africa, que antes estavam a processar cerca de 200 amostras, mas por haver apenas um equipamento, agora são processadas cerca de 30.
O problema é que a máquina já não é nova e a redução visa evitar que pare de funcionar. Por isso, os resultados podem levar agora até 72 horas para estarem prontos.
A Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde reconhece que o arquipélago precisa de mais laboratórios e diz que o Governo está a trabalhar para melhorar as condições de realização de testes, sem, no entanto, avançar se há perspectiva de montagem de mais laboratórios.
Segundo dados divulgados ontem, o laboratório de virologia da Praia analisou, entre esta quinta-feira e sexta-feira, 96 amostras, sendo três novos casos positivos, 77 negativos e 13 pendentes.
O arquipélago regista agora 116 casos positivos de COVID-19, sendo 62 na ilha de Santiago, 53 na Boavista e um em São Vicente.