PUB

Covid-19

1 Maio: segurança e saúde no trabalho para travar pandemia

O Dia Mundial do Trabalhador, comemorado esta sexta-feira, 1º de Maio, acontece este ano sob o lema “Travar a Pandemia, Segurança e Saúde no Trabalho Pode Salvar Vidas”, definido pela Organização Mundial do Trabalho (OIT).

Celebrado num cenário de “muitas preocupações em relação ao futuro dos trabalhadores e das empresas” o Observatório da Cidadania Activa junta a sua voz à OIT, para endereçar uma mensagem de confiança a todos os trabalhadores de Cabo Verde, “em particular, aos profissionais que dedicam horas e horas a cuidar dos outros, abrindo mãos do convívio familiar, durante vários dias, tudo em nome de um valor maior: a Vida”.

Os impactos, considera o presidente do observatório, Orlando Lima, serão muitos e as consequências negativas são, para já, incalculáveis, tendo em conta os efeitos que a pandemia da covid-19 está a ter no panorama laboral a nível internacional.

Entretanto, observa, ao longo de várias jornadas de luta, e em nome da dignidade profissional e da melhoria das condições socio-laborais, os trabalhadores cabo-verdianos souberam manter-se firme face aos inúmeros constrangimentos e desafios, hoje com conquistas invejáveis.

“É certo que outros desafios estão ainda pelo caminho, mormente perante esta pandemia que nos obriga a todos a refletir sobre a melhoria das condições de higiene e segurança no trabalho, particularmente nos sectores mais expostos à esta pandemia”, alerta.

O Observatório da Cidadania Activa deixa ainda uma mensagem de reconhecimento aos profissionais da saúde, bombeiros, forças de segurança, profissionais da comunicação social e “tantos outros” que não se cansam, perante tanta carga horaria e emocional, em ajudar os outros

Este ano, a OIT ressaltou grande desafio enfrentado por governos, trabalhadores, empregadores e sociedades inteiras para combater a covid-19 e defeniu como foco a resposta a surtos de doenças infecionais no local de trabalho.

PUB

PUB

PUB

To Top