PUB

Covid-19

Covid-19: Iniciativa “Regresso a casa” não se aplica a pessoas provenientes das ilhas afectadas

As pessoas que se encontram em ilhas com casos de coronavírus, nomeadamente Santiago, Boa Vista e São Vicente, não estão abrangidas pela iniciativa do Governo para o regresso às respectivas ilhas de residência, de pessoas retidas em outras ilhas.

A decisão foi comunicada pelo Governo, que explica que trata-se de uma medida de aplicação excepcional e que só será autorizada mediante a realização de dois testes laboratoriais negativos, quarentena obrigatória na ilha de destino e realização de novo teste antes do final da quarentena.

São situações de pessoas que, por força da interdição dos voos e ligações marítimas, ficaram retidas numa ilha que não é da sua residência habitual e cujos filhos menores, incluindo bebés, estão noutra ilha.

O mesmo se aplica a pessoas que têm idosos e deficientes a seu cargo, pessoas com problemas de saúde e que precisam de acompanhamento familiar e outras situações que recomendam o regresso a casa.

Entretanto, as pessoas que se encontram nas ilhas afectadas pelo coronavírus, não poderão beneficiar desta medida, como forma de evitar a propagação da doença.

“Até que a situação epidemiológica recomende o contrário, a iniciativa “regresso a casa” prevista na Resolução nº 63./2020, de 20 de abril não se aplica para pessoas provenientes de ilhas com casos positivos de COVID 19 assinalados, para ilhas sem casos positivos”, clarifica o Governo.

PUB

PUB

PUB

To Top