PUB

Covid-19

Achada Grande Frente com 5 lavatórios públicos para lavagem das mãos

A comunidade de Achada Grande Frente conta a partir de agora com cinco lavatórios públicos para lavagem das mãos, principalmente nos lugares estratégicos que inclui o Centro de Saúde e entradas e saídas dos espaços comerciais da comunidade.

Os equipamentos, com capacidade para 300 litros de água, e meio litro de sabão, cada, foram disponibilizados pelo projecto Xalabas da Associação Pilorinhu e África 70, presente no bairro há cerca de 2 anos.

Segundo a coordenadora do projecto Mariangela Fortuno este acto de solidariedade deve-se à nova situação actual da pandemia COVID-19, em que a lavagem das mãos se manifestou como uma das medidas mais importantes para a prevenção, que, no entanto, “é difícil ou impossível lavar as mãos para quem não tem água em casa, não tem uma torneira, um jarro, ou não tem sabão”.

Os cinco equipamentos foram instalados em pontos chaves da comunidade para garantir a todos “este gesto tão simples e ao mesmo tempo tão importante para a segurança de cada um”.

O apelo agora é para que as pessoas façam um bom uso dos equipamentos, e no momento de lavagem das mãos, respeitem o distanciamento social e evitem a aglomeração nos pontos onde foram instalados os lavatórios.

De realçar que projeto XALABAS é financiado pela União Europeia e visa contribuir para uma maior integração das comunidades no processo de desenvolvimento do bairro de Achada Grande Frente, na cidade da Praia.

No entanto, frente à nova realidade da Pandemia COVID-19, incluiu também nas suas actividades o “programa comunitário de gestão da emergência COVID-19”, que está a ser desenvolvido junto com os grupos, associações e todos os actores engajados em acções de apoio aos habitantes na comunidade de Achada Grande Frente, para minimizar o impacto social, económico e sobre a saúde das pessoas.

RM

PUB

PUB

PUB

To Top