A Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento comemora nesta quarta-feira (22), o 50º aniversário do Dia da Terra. Este ano o lema da efeméride é “Vamos limpar o lixo digital e salvar o meio ambiente”.
Juntamente com as parcerias de ONG’s internacionais, tais como a Let’s Do It e o Earth Day Network, a ADAD, tem como objectivo convidar todos os indivíduos e organizações a organizar sua vida digital e excluir todas as informações dispensáveis de seus dispositivos que, com o tempo, se tornaram lixo digital.
“No mundo digital, a semelhança do meio ambiente, existe uma enorme quantidade de lixo que consome espaço de armazenamento de nossos smartphones, tablets, laptops, PCs e servidores. Se excluirmos todos os arquivos, aplicativos, fotos e vídeos desnecessários, não estamos apenas prolongando a vida útil de nossos aparelhos e economizando uma enorme quantidade de CO2, mas também nos sentirmos mais equilibrados, assumindo o controlo de nossas vidas e seremos mais eficientes e satisfeitos”, escreve a ADAD.
Segundo esta associação, a pegada de carbono da Internet e os sistemas que a sustentam representam cerca de 3,7% das emissões globais de efeito de estufa, o que é semelhante à quantidade produzida globalmente pela indústria aérea.
Alguns estudos estimam que em uma década a rede da Internet produzirá 20% dos gases de efeito de estufa do mundo. Cabo Verde não fica de fora e neste sentido a ONG ADAD lança o apelo para a participação activa nas actividades a serem implementadas no mundo inteiro.