Covid-19: Ministério da Educação se reúne com sindicatos dos professores
O Ministério da Educação se reuniu hoje com os representantes do Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP) e do Sindicato dos Professores da ilha de Santiago (SIPROFIS).
A reunião, liderada pelo Secretário de Estado para a Educação, Amadeu Cruz, serviu para auscultar a representação dos professores e apresentar os possíveis cenários para o arranque das aulas presenciais do terceiro trimestre, após o término do Estado de Emergência.
Até lá, o ministério pretende manter o contato dos alunos com a escola, com os docentes e com os conteúdos, através de Tele e Áudio Aulas e também de fichas de acompanhamento.
De acordo com o Ministério da Educação, os sindicatos manifestaram total apoio aos cenários apresentados e apontaram algumas sugestões para a melhoria dos mesmos.
Em síntese, explica, a prioridade total é a criação de condições para o reinício das aulas em regime presencial tão logo haja levantamento das restrições de ordem sanitária impostas para combater a propagação do coronavírus.
Enquanto não seja possível o regresso dos alunos às salas de aula, o Ministério da Educação vai implementar um sistema alternativo de disponibilização de conteúdos pedagógicos através da televisão e da rádio.
Uma forma encontrada para ter o máximo dos alunos em contato com as matérias e com o ambiente educativo, sem descartar as “possíveis dificuldades”, à semelhança do que vem ocorrendo em vários países europeus.
—