Por: Aníbal Medina
É comum, e já está tão enraizado nas conversas do dia-a-dia, nos relatórios técnicos e em discursos políticos, que quase ninguém questiona a justeza de determinadas expressões ou designações. Mas a mim, pessoalmente, como profissional que opera no sector das pescas, me fere os ouvidos, cada vez que ouço, da parte de operadores de pesca, de profissionais de pesca, de entidades públicas ou privadas e de entidades políticas, a expressão “peixeiras”, para se referir a vendedoras/vendedeiras de pescado. Muito recentemente, esta constatação ganhou maior amplitude, quando surgiram, também, no mercado informal de comercialização do pescado, vendedores de pescado, aos quais, se se aplicar a mesma designação, serão catalogados de “peixeiros”.
Em resumo, questiona-se se se trata de “peixeiros e peixeiras” ou de vendedores e vendedoras/vendedeiras de pescado.
Vejamos então qual a actividade profissional em referência? Porque esses actores se dedicam a venda de algum bem ou produto, então são vendedores ou vendedoras/vendedeiras. De quê? De pescado (e não de peixe – designação dada ao animal, quando ainda no mar)! São então vendedores ou vendedoras/vendedeiras de pescado!
Pela mesma razão, e lógica de bem-falar, caso o produto, ou o bem vendido, fosse bananas ou uma outra fruta qualquer, não seriam nunca chamados de “bananeiras/ bananeiros” ou de fruteiros/fruteiras, nem tão pouco de batateiros ou batateiras, caso o produto vendido fosse batatas! Seriam sim, vendedores ou vendedoras/vendedeiras de banana em particular, ou então, vendedores ou vendedoras/vendedeiras de fruta em geral, e vendedores ou vendedoras/vendedeiras de batatas, respectivamente.
Assim sendo, fica um desafio de bem-falar, para aqueles que assim se interessam: vendedores e vendedoras/vendedeiras de pescado, em vez de “peixeiros e peixeiras” – Aos operadores das pescas, profissionais do sector, entidades públicas, privadas e actores políticos, por favor, revejam os vossos discursos, relatórios, planos, programas e projectos! Quem tenha ouvidos, ouça!
Positivamente,