PUB

Destaques

Destaques da edição 658 do Jornal A NAÇÃO

Guarda Costeira sem meios aéreos para operações de evacuação
Dornier com avaria grave e aviões CASA nunca chegaram

Neste momento de crise provocada pela pandemia Covid-19, Cabo Verde não dispõe de meios aéreos capazes de assegurar operações de evacuação de doentes, de busca e salvamento e de patrulhamento. O Dornier da Guarda Costeira está com uma avaria grave desde 2016 e os prometidos aviões CASA nunca chegaram. Por outro lado, a Jetstream, que foi apresentada como a solução do problema de evacuação de doentes, foi-se embora.

 

Abastecimento em tempo de COVID-19
Falta de transporte dificulta escoamento de hortícolas

Os agricultores do interior de Santiago, São Nicolau, Fogo e outras ilhas garantem que estão com boa safra de hortaliças e outros produtos, mas confessam que estão com dificuldades para escoá-los ao mercado. Alguns temem que a produção venha a estragar-se, caso o fim da quarentena e do estado de emergência não terminar logo.

 

Ensino à distância é uma das hipóteses para não deixar parar a educação
Passagem administrativa só como último recurso

Diante da situação da Covid-19, o Ministério da Educação prepara-se para adoptar novas medidas na área do ensino, entre elas criar condições para o ensino à distância, a partir da próxima segunda-feira, 13, conforme a evolução epidemiológica no país. No entanto, apesar de ter vários cenários em pauta, a passagem administrativa está por ora excluída e só é admitida como “último recurso”, de acordo com a directora nacional da Educação, Elionora Helena Sousa.

Comunicações
Internet lenta compromete teletrabalho

A internet nestes dias da covid-19 anda a passo de caracol. Velocidade reduzida, má qualidade e fraca capacidade de largura de banda não contribuem para ajudar no teletrabalho. Muito menos para os jovens lerem livros online, verem filmes e séries, incentivados pelo #fikanakasa. Sem a “net” gratuita das praças digitais, muitos jovens ficaram foi a “ver navios”. É que como dizem, os 2000 megas disponibilizados
foi “bom” mas “não dá para nada”.

Covid-19
Tribunais em regime de férias judiciais

O sector da justiça também está a ser afetado com as medidas para conter a propagação da pandemia da covid-19 em Cabo Verde. Os magistrados estão em regime de férias judicias e serão tramitados apenas processos urgentes. Várias diligências estão já adiadas.

 

Não perca ainda a opinião de Jorge Querido sobre Vieira Lopes, o nosso caderno Variedades para ajudar a passar o isolamento social e as opiniões de Silvino Monteiro e Mónica Rodrigues.

PUB

PUB

PUB

To Top