PUB

Economia

COVID-19: AMES-CD propõe isenção do pagamento de impostos durante período de contingência

A Associação de Mulheres Empresárias de Cabo Verde e da Diáspora (AMES-CD) propôs ao governo a isenção do pagamento de impostos durante o período de continência, mais um período de carência, de modo a permitir que as empresas possam preservar os postos de trabalho e se reestruturem.

Esta proposta surge na sequência de uma reunião virtual entre os membros desta associação, após as medidas anunciadas pelo governo em finais de Março.

Segundo a AMES-CD, “o pagamento dos impostos, nomeadamente, o IVA para o pagamento dos 35% salários e os pequenos custos fixos, sempre existentes ou, em alternativa, o Lay-off adaptado, no qual o Governo assumiria o pagamento integral dos salários durante o período de calamidade”.

Esta associação sugere ainda que o governo pondere, durante esta fase, a possibilidade de pagar 70% do valor dos salários do pessoal, garantindo o consumo das famílias e a manutenção do emprego, de modo a acelerar o processo.

Estas e outras sugestões encontram-se numa carta enviada pela AMES-CD ao Ministério das Finanças no passado dia 31 de Março. No mesmo documento, além de sugestões de medidas que poderiam ser adoptadas, esta associação expõe algumas dúvidas e preocupações da classe empresarial feminina no país.

PUB

PUB

PUB

To Top