Um vídeo turístico que está a circular no youtube dá a conhecer aos turistas que Cabo Verde está a fazer o seu “trabalho de casa” no combate à COVID-19 e que quando a epidemia passar as ilhas do arquipélago estarão prontas para os receber, de novo, com toda a sua “morabeza”.
O vídeo, assinado pela Fresco Produções, é uma iniciativa do grupo Oásis e da Flying Book House.
O vídeo dá a conhecer sobretudo, em imagens aéreas, as ilhas do arquipélago, desde o imponente vulcão do Fogo às majestosas montanhas de Santo Antão, passando pelas praias de areia branca e azul turquesa, mas também a Cultura, fazendo, entre outros, referência à Morna, “Património da Humanidade”. Sendo “um dos arquipélagos mais encantadores do planeta”, tudo isto, diz o vídeo, fica a “quatro horas da Europa”.
Durante a narração que acompanha as imagens, falada em português, mas com tradução em inglês, o vídeo chama atenção que “agora é tempo de parar” e “enfrentar o desafio gigante”, sendo que é “altura de nos protegermos e mantermos em segurança, em casa”.
“Sigamos respeitosamente as indicações das autoridades, para que muito em breve possamos estar juntos de novo. Até lá, Cabo Verde vai continuar à sua espera, a prepararmo-nos para receber-mos todos os que nos quiserem visitar e desfrutar de tudo o que temos para dar a conhecer e oferecer”.
O vídeo finaliza apelando a que “juntos temos mais força. Juntos vamos ultrapassar este momento”.
Com a pandemia do coronavírus, o sector do turismo foi o mais afectado no mundo inteiro e permanece incerta a retoma dos mercados, sem data, nem hora. Mesmo quando a pandemia passar, a confiança dos turistas nos mercados será um grande desafio para os operadores.