PUB

Covid-19

Destaques da edição 657 do Jornal A NAÇÃO

POLÍTICA
Sessão parlamentar extraordinária
Ausência da UCID “é uma violação grosseira da Constituição” A sessão extraordinária para ratificar o estado de emergência decretado pelo Presidente da República pode estar ferida de inconstitucionalidade. Conforme um jurista contactado pelo A NAÇÃO, pelo menos um deputado da UCID teria que estar presente nessa sessão plenária, para a salvaguarda do normal funcionamento desse órgão de soberania em Cabo Verde.

 

COVID -19
Classe é a mais afectada do sector : Guias turísticos no desemprego
Os guias turísticos do país estão desempregados. Sem qualquer rendimento, são talvez a classe mais afectada com a paralisação do turismo devido à COVID-19. Na maioria são profissionais liberais, sem contratos e sem direitos, que se vêm agora desamparados. Sem receitas para sustentarem as famílias, o drama é maior do que aquilo que se possa pensar. No meio da calamidade há uma lição a tirar de tudo isto: a necessidade de profissionalização da classe para garantia dos direitos laborais.

Sem rendimentos
Artistas vivem pesadelo
A Cultura foi o primeiro sector a parar. Muito antes dos hotéis e aeroportos fecharem. Mas, até agora, os artistas residentes no país continuam sem conhecer eventuais medidas de mitigação. A situação dos liberais é dramática e veio por a nu a necessidade da criação do Estatuto do Artista, para poderem defender os seus direitos laborais e beneficiarem de proteção social. O Governo diz que está a trabalhar num “pacote de incentivos” para o sector.

Praia
Capital parada para travar coronavírus
A capital de Cabo Verde está paralisada, com os seus habitantes recolhidos, para travar a Covid-19, à semelhança do que acontece noutras cidades do país.

 

Santiago Norte
População receosa, busca subsídio e água para sobreviver
A população da região Santiago Norte está a viver o Estado de Emergência e a quarentena sob o signo do medo e da busca dos seus meios de sobrevivência. A falta de água é, entretanto, um dos maiores problemas que as gentes das zonas rurais enfrentam. Há zonas do interior que há várias semanas não sabem o que é um abastecimento normal e regular de água.

 

Aldeia Infantil SOS reticente com situação de crianças na rua em São Vicente
Face à situação imposta pela pandemia da Covid-19, a Aldeia Infantil SOS, em São Vicente, tem trabalhado junto de várias famílias, bem como de crianças, adolescentes e jovens em situação de rua na ilha, com foco na orientação, seguimento psicológico e sensibilização. Tem sido, entretanto, uma luta vencer estereótipos enraizados e preconceitos formados a volta da vida na rua, para convencer estas crianças de que o melhor é, de facto, ficar em casa.

ACRIDES disponível para ajudar no apoio aos mais vulneráveis
Preocupada com a forma como as ajudas devem chegar aos mais vulneráveis, a ACRIDES, associação dirigida por Lourença Tavares, diz-se disponível para ajudar enquanto entidade que conhece a realidade das comunidades, sobretudo as maisnecessitadas.

NOTA
Não perca ainda as crónicas de Arsénio de Pina, Filinto Elísio e Nataniel Silva, além das sujestões de lazer para ajudar a passar o tempo em casa durante esta quarentena.
Para ter acesso ao nosso jornal online basta enviar um email com os seus dados para comercial.grupoalfacv@gmail.com.

PUB

PUB

PUB

To Top