PUB

Covid-19

Covid-19: médicos especialistas da China e Cuba deverão chegar a Cabo Verde

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, avançou que Cabo Verde está em contacto com países como a China e a Cuba, no sentido de enviarem médicos especialistas, para ajudar e reforçar o combate ao coronavírus.

A declaração foi feita durante um encontro, na manhã desta sexta-feira, com profissionais da saúde, representantes das regiões sanitárias, delegacias de saúde e hospitais centrais para uma conversa aberta sobre as medidas adoptadas no âmbito da pandemia do coronavírus e a sua operacionalização.

Ulisses Correia e Silva anunciou ainda a contratação de mais 179 enfermeiros para reforçar a capacidade do país no combate e contenção do coronavírus e endereçou um agradecimento ao pessoal da saúde pela forma com que têm mostrado disponibilidade em regressar ao trabalho durante esta pandemia.

Para o chefe do executivo, haverá certamente mais casos positivos de coronavírus no país, mas, a situação poderia ser pior caso o Governo não tivesse tomado as medidas em vigência.

Neste sentido, Correia e Silva enaltece o papel dos profissionais da saúde, os “heróis anónimos”, que têm estado na linha da frente no combate a Covid-19, mas também na linha de exposição.

“Para as pessoas pode parecer que não é fácil ficar em casa, mas é muito mais fácil ficar em casa do que estar exposto à doença”, enalteceu o governante, para quem a prioridade é salvaguardar a saúde de cada cidadão, das comunidades e do país.

Danielson Veiga, Bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde, felicitou o Governo pelas medidas “atempadas” e assertivas, para a prevenção e controlo da doença e chamou a atenção para a necessidade da colaboração de todos para que se consiga, de facto, vencer este vírus.

“A prevenção não tem a ver apenas com as medidas do Governo, mas sobretudo com a responsabilidade de cada cidadão”, exortou.

Para o bastonário, apesar do país estar no sexto dia consecutivo sem registar nenhum caso positivo de coronavírus, é crucial não baixar a guarda e manter o nível de vigilância.

O encontro teve lugar na sala de banquetes do Palácio do Governo e contou também com a presença do Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário e do Director Nacional da Saúde, Artur Correia.

PUB

PUB

PUB

To Top