Pelo menos três das seis farmácias, na ilha de São Vicente, estão sem álcool gel, informação avançada por funcionários destes estabelecimentos, esta sexta-feira (3).
Na farmácia Jovem, continuam aguardando pelo abastecimento de álcool gel, anunciado pela Emprofac na semana passada. Abordado pelo A NAÇÃO, um funcionário deste estabelecimento disse ainda que não têm conhecimento de quando o abastecimento desse desinfectante será efectuado.
Na farmácia Nena, o cenário é praticamente o mesmo, ou seja, sem álcool gel e sem previsão de abastecimento. Entretanto, no que tange ao álcool líquido, a farmácia Nena garante ter ainda algum volume no seu stock.
A farmácia Higiene diz ter recebido um stock de álcool gel há alguns dias, mas o mesmo esgotou de imediato. Neste estabelecimento, também, desconhece-se a data de reposição de álcool gel. Como agravante, desde quinta-feira (2), o stock de álcool líquido desta farmácia esgotou-se.
O A NAÇÃO tentou saber junto das outras farmácias sobre o estado actual do stock desses dois bens, mas até então não foi possível.
Recorde-se que o presidente do conselho de administração da Emprofac, Gil Évora, tinha anunciado que já na terça-feira, 24, a Inpharma iria abastecer as farmácias com álcool gel, para suprimir a sua falta no mercado nacional. Este responsável garantiu que as farmácias da Praia começariam a ser abastecidas com álcool gel e que o “envio” desse desinfectante às outras ilhas seria nos dias seguintes.
A mesma fonte, disse ainda que a venda desse produto seria racionalizada, como tem acontecido no que se refere à disponibilização dos equipamentos de protecção individual, isto para, conforme lembrou, se evitar o açambarcamento.