PUB

Covid-19

Covid-19: vice PM apresenta linhas de crédito às empresas

As linhas de crédito montadas pelo Governo com vista à mitigação dos efeitos do COVID-19 na economia nacional, bem como as condições de acesso, serão apresentadas, esta quarta-feira, pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, em conferência de imprensa.

O Governo e os parceiros sociais acordaram criar e implementar, em parceria com os bancos comerciais e o Banco Central, vários instrumentos financeiros para proteger o emprego, apoiar as empresas e gerar rendimentos para as famílias, de modo a travar os efeitos negativos que a pandemia do coronavírus já está a ter e vai ter em toda a atividade económica e empresarial cabo-verdiana.

Conforme uma nota do gabinete do vice-primeiro-ministro “é crucial que o Governo apoie as empresas que já estão e vão entrar em dificuldades, de modo a que o desemprego seja o menor possível.

A a decisão de estabelecer os vários mecanismos e instrumentos tem como objetivo fundamental, proteger os trabalhadores, contribuir para a manutenção da capacidade produtiva e por conseguinte, manter a economia a funcionar.

A acrescentar ao imediato pagamento das faturas de fornecedores em dívida e ao reembolso do IVA, associados à suspensão de pagamentos de impostos e às isenções de contribuições à Previdência Social, assim como de algumas taxas alfandegárias, o Governo decidiu injetar liquidez à economia, financiando as empresas, através da criação de quatro de linhas de crédito, abarcando todo o universo empresarial e assumindo quase todos os riscos, através da atribuição de garantias que poderão ir até aos 100%.

PUB

PUB

PUB

To Top