Holini Rodrigues da Veiga, ou “Holis”, como é carinhosamente chamada pelos amigos, é uma jovem praiense com talento para fazer artes em cabedal, rendas e bordados. Estudante da contabilidade, natural do bairro de Eugénio Lima, na cidade da Praia, conta que desde pequeno teve amor pela arte. “Aos oito anos comecei apreender a fazer renda com a minha mãe. E com o tempo conheci uma senhora chamada Neusa que já era profissional e juntamente com ela acabei por aperfeiçoar mais as minhas técnicas e fazer vários tipos de renda”.
“Holis” revela ainda que quando começou os estudos universitários desfocou um pouco da arte para dar prioridade aos estudos. Mais confessa que o seu sonho de aprender a fazer calçados em cabedal contínuo sempre vivo. “Quando terminei o 4º ano do curso procurei um espaço onde estava a decorrer formação do tipo fiz inscrição e adquiri todos materiais e comecei a aprender com o mestre Wada. Comecei a trabalhar com matérias simuladas e depois matérias reais e no período de três meses já apto para produzir todo tipo de calçado”.
A jovem artesã avança que graças ao seu empenho recebeu um convite do seu professor para ser seu auxiliar nas acções de formação que este ministra.
Holini da Veiga revela ainda que para além de vender os seus trabalhos na cidade da Praia, manda também para a ilha do Maio. “Para além de calçados em cabedal e rendas de linha também faço quadros com matérias reciclados ou seja sobras de matérias utilizados para fazer sandálias”.