PUB

Sociedade

“Operação Constância”:Tripulantes brasileiros condenados a 10 anos de cadeia

O terceiro juízo crime do Tribunal da Comarca da Praia condenou, a dez anos de cadeia cada, os cinco cidadãos brasileiros acusados de tráfico internacional, na operação que foi batizada por “Operação Constância”.

O tribunal ordenou ainda a expulsão dos mesmos após o cumprimento das penas.

Os cinco tripulantes da embarcação Perpétuo Socorro de Abaete II, foram detidos em Agosto 2019,  na posse de 2.256,2 quilogramas de cocaína, que estava acomodada no referido navio.

O juiz entendeu que ficou provado que os arguidos estavam conscientes de que estavam a transportar droga que deveria dar entrada na Europa. A “mercadoria”, segundo leu o juiz, deveria ser transbordada para uma outra embarcação, em alto mar, após passar pelos mares de Cabo Verde.

Os cinco brasileiros foram, entretanto, absolvidos do crime de adesão à organização criminosa.

A embarcação foi, por sua vez, dada perdida a favor do Estado cabo-verdiano, assim como todos os seus aparelhos e demais equipamentos.

Em declarações à Inforpress, o advogado de defesa, José Henrique Andrade, afirmou que vai recorrer da sentença junto ao Tribunal da Relação de Sotavento, por entender que esta foi “manifestamente excessiva”.

PUB

PUB

PUB

To Top