Cabo Verde regista mais onze casos suspeitos de coronavírus e continua com quatro casos confirmados, entre eles um óbito. Até agora não se regista casos de transmissão local, são todos importados.
A ilha da Boa Vista, a primeira a registar casos positivos de coronavírus, está neste momento com mais cinco casos suspeitos.
Outros quatro casos suspeitos foram identificados na ilha de Santiago, três na Praia e um em Tarrafal.
Os outros dois casos são nas ilhas de São Vicente (1) e no município do Porto Novo, e Santo Antão (1).
Estes dados foram actualizados pelo Director nacional da Saúde, Artur Correia, que diz que “provavelmente vamos ter mais casos suspeitos”, a medida que avança o seguimento em relação as pessoas em quarentena, quer nos hotéis, quer domiciliar.
“Os nossos esforços estão concentrados no seguimento destes doentes. Temos cerca de 40 médicos atras da linha verde, para responder, esclarecer e detectar casos que possam ser depois encaminhados para os serviços de saúde”, explica Artur Correia.
O atendimento directo está sendo assegurado por um grupo de enfermeiros. o atendimento direto é feito por enfermeiros. A partir de hoje, 26, a Linha Verde conta com uma extensão atendimento psicológico, com cerca de quinze psicólogos.
Estes deverão apoiar as pessoas que estão em quarentena, mas também a população em geral, no sentido de diminuir a ansiedade das pessoas e contribuir para um clima de serenidade.
Os profissionais de saúde também serão acompanhados por este serviço.
Cabo Verde continuam com quatro casos confirmados de coronavírus, três na ilha da Boa Vista, um dos quais resultou em óbito e outro já foi evacuado para a Holanda. O quarto caso foi registado na Cidade da Praia.