O Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank) anunciou uma linha de crédito no 3 bilhões de dólares, denominada Pandemic Trade Impact Mitigation Facility (PATIMFA), para ajudar os países africanos a lidar com os impactos económicos e na saúde da pandemia da COVID-19.
O PATIMFA, aprovado pelo Conselho de Administração desse Banco, na sua sessão de 20 de Março, concederá financiamento para ajudar os países membros do Afreximbank a se ajustarem de maneira ordenada aos choques de serviços financeiros, económicos e de saúde causados pela pandemia da COVID-19, segundo informações divulgadas pelo Banco.
Essa linha de crédito servirá para apoiar os bancos centrais dos países membros e outras instituições financeiras a atender aos pagamentos de dívidas comerciais vencidas e evitar inadimplências, disse Afreximbank.
Esse banco também estará disponível para apoiar e estabilizar os recursos cambiais dos bancos centrais dos países membros, permitindo-lhes apoiarimportações críticas em condições de emergência.
Além disso, o PATIMFA ajudará os países membros cujas receitas fiscais estão vinculadas a receitas específicas de exportação, como royalties de minerais, a administrar qualquer queda repentina de receita fiscal como resultado de ganhos reduzidos de exportação. Também fornecerá facilidades de financiamento comercial de emergência para importação de necessidades urgentes de combate à pandemia, incluindo medicamentos, equipamentos médicos, reforma de hospitais, etc.
Esta facilidade estará disponível por meio de financiamento direto, linhas de crédito, garantias, swaps entre moedas e outros instrumentos similares, de acordo com o Afreximbank.
#juntosnaprevenção #ficaemcasa