Mais de 270 cabo-verdianos, que se encontravam retidos em Portugal, Brasil e Estados Unidos, já regressaram ao país. A informação é avançada pelo governo, que acrescenta que em sentido contrário, cerca de mil turistas, que se encontravam na Boa Vista e Sal, já estão de regresso aos seus países de residência.
Nos últimos dois dias o governo, com a colaboração de vários parceiros e beneficiários, procedeu e concluiu várias operações de repatriamento, tanto de cabo-verdianos retidos no estrangeiro, que quisessem regressar ao país, como de cidadãos estrangeiros no território nacional, que queriam regressar ao seu país de residência.
Assim, mas de 270 cabo-verdianos, que estavam retidos no Brasil, Portugal e Estados Unidos, já regressaram a Cabo Verde, passando a cumprir de imediato o período de quarentena em hotéis previamente preparados, conforme as orientações das autoridades de saúde.
Em sentido contrário, cerca de mil turistas, clientes do Operador Turístico TUI, que se encontravam no Sal e Na Boavista, já estão de volta aos seus países de residência, tendo a operação terminado, na terça-feira (24).
Os portugueses, brasileiros, e americanos, que se encontravam em várias ilhas, foram igualmente transportados para os respectivos países, em voos suportados pelo Estado e Cabo Verde, voos da TAP ou em voos partilhados.
Segundo nota do governo, este continua atento e monitorando eventuais casos de cabo-verdianos que possam ainda se encontrar retidos no estrangeiro, para os ajudar a regressar ao país, caso assim precisarem e quiserem. Da mesma forma, diz-se atento aos cidadãos estrangeiros que ainda possam estar no território nacional.
Cabo Verde regista até então quatro casos positivos registados no país. Todos importados, três turistas (na Boa Vista) e um cabo-verdiano (Praia). Um dos casos positivos, o primeiro do paciente inglês, acabou por falecer na noite de segunda-feira,23. Mantendo-se assim três casos positivos activos.
#juntosnaprevenção #ficaemcasa