Esta segunda-feira 23 de março, a cidade da Assomada registava um cenário diferente no que tange à movimentação das pessoas nas ruas e no sector do comércio, do habitual. As ruas, constatou o A NAÇÃO, estão desertas.
O comércio na cidade da Assomada em Santa Catarina está a funcionar a meio gás. As lojas chinesas no centro da cidade estão praticamente todas fechadas.
Na rua principal e rua pedonal apenas duas lojas chinesas abriram as portas as restantes estão todas fechadas.
Também muitos bares e restaurantes estão fechados e com avisos de que os serviços estão encerrados temporariamente (por duas semanas) por causa do coronavírus (Covid-19).
As instituições públicas, nomeadamente Câmara Municipal, bancos, Electra e AdS estão a funcionar, com algumas restrições e só é permitida a entrada de um número reduzido de pessoas ao mesmo tempo. Os clientes aguardam na rua e só entram no espaço quando chegar a sua vez.
Numa ronda do A NAÇÃO pelas ruas, nota –se um pouco de receio no seio das pessoas que estão a respeitar o distanciamento nas filas. E muitos dizem que estão a fazer o essencial para voltar para as suas casas e passarem o menor tempo possível na rua.
De forma geral as pessoas estão a aderir bem às medidas do plano de contingência.
Cabo Verde registou até agora três casos positivos de coronavírus no país, todos turistas na ilha da Boa Vista. A ilha está isolada, de quarentena.