PUB

Covid-19

COVID-19: Ilha da Boa Vista em quarentena – ninguém entra, ninguém sai (actualizada)

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva acaba de decretar a quarentena, ou seja, o isolamento da ilha da Boa Vista, há instantes, em conferência de imprensa na cidade da Praia.

A medida integrada no plano de Contenção visa conter a eventual propagação do coronavírus a outras ilhas, depois de se ter registado o primeiro caso positivo de COVID-19 na ilha da Boa Vista. Um turista inglês de 62 anos que estava instalado desde o dia 9 de Março no hotel Riu Karamboa. O homem encontra-se isolado e a receber tratamento no centro de saúde da Boa Vista.

Entre as medidas de restrição para a ilha da Boa Vista,” com efeitos a partir de hoje”, está a interdição de todas as operações de voos domésticos de passageiros, assim como o transporte marítimo de passageiros, e o desembarque de passageiros de navios de pesca, garantiu o governante.

A excepção vai para “situações sanitárias, evacuação de doentes, e situações de emergência e repatriamento”.

O abastecimento de mercadorias e produtos para a ilha da Boa Vista continuará, segundo Ulisses Correia e Silva, “normalmente”, através de navios comerciais e navios de pesca, não podendo, contudo haver embarque e desembarque de passageiros.

“Por isso não há razão para corrida às lojas e aos supermercados”, apelou.

“A ilha continuará a ser abastecida e reforçaremos o abastecimento em termos de mercadorias, bens e produtos”, esclareceu.

Ulisses Correia e Silva afirmou ainda que vão ser encerrados todos os serviços e empresas públicas e privadas na ilha.

“A excepção são farmácias e serviços públicos e privados de saúde, forças de segurança e protecção civil, serviços portuários  e aeroportuários, estabelecimentos comerciais de venda de serviços, produtos e bens de primeira necessidade, de higiene e limpeza e outros básicos essenciais, serviços de entrega domiciliária de refeições, postos de combustíveis, bancos e seguros e outros serviços considerados fundamentais para a normalidade de vida na ilha”, elencou.

“O resto está tudo encerrado a partir de hoje”, decretou.

O chefe do governo cabo-verdiano informou ainda que está a caminho da Boa Vista um contingente policial e militar para assegurar a aplicação das regras de restrição e apoiar “na medida do possível as populações”.

Será ainda reforçada presença do IGAE na ilha para reforço das medidas relacionadas com as actividades económicas e “garantia de que não haverá açambarcamentos e especulação de preços”.

Toda a operação na Boa Vista será coordenada pelo Serviço Nacional de Protecção Civil.

O governante apelou à máxima colaboração da população da ilha.

“Estamos cientes de que esta pandemia que atinge quase a totalidade dos países do mundo vai ser vencida e Boa Vista vai vencer.  E Cabo Verde vai fazer um bom combate para ultrapassarmos esta dificuldade”, disse.

As medidas poderão ser válidas para qualquer ilha onde se registe um caso positivo.

“Se acontecer aplicaremos as medidas consonantes com a situação que poderão conduzir à quarentena e aumento das restrições”, concluiu.

(Actualizada)

#semprejuntosnaprevenção

PUB

PUB

PUB

To Top