PUB

Política

Instituto do Desporto e da Juventude já está em vigor

O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) entrou em vigor esta terça-feira, 17, com a publicação do diploma da sua criação no Boletim Oficial (BO) Nº31 – I Série.

Com isso, ficam extintas a Direção Geral do Desporto e o Núcleo Gestão do Estádio Nacional, este último enquanto estrutura de missão.

A materialização deste diploma, a nota justificativa, permite, acima de tudo, promover sinergias, com vista à promoção e efetivação das políticas governamentais voltadas para o desporto e juventude, além de ganhos de eficiência e redução de despesas de funcionamento comparativamente às estruturas atualmente existentes.

O IDJ, conforme o ministro do Desporto, Fernando Freire, “vai trazer, com certeza, mais robustez para o sector do desporto, criar mais mecanismos de financiamento, promover o desporto para todos, desenvolver as infraestruturas desportivas, além de permitir a organização de mais eventos internacionais no nosso país”.

Conforme o Boletim Oficial que cria o IDJ, após a auscultação de vários intervenientes dos dois sectores tanto ao nível de entidades públicas e privadas como de organizações não governamentais foi possível consensualizar o imperativo de dotar as políticas públicas de desporto e da juventude numa só arquitetura institucional.

“Impunha-se com urgência, a criação de uma estrutura funcional e robusta capaz de levar avante as políticas conjuntas dos dois sectores, tendo em conta a correlação e a transversalidade existente entre os mesmos”, lê-se no documento. O Instituto do Desporto e da Juventude tem por missão a implementação de uma política global e descentralizada nos domínios do desporto e da juventude, em articulação com as entidades públicas e privadas, especialmente com o associativismo desportivo, juvenil, estudantil e com as câmaras municipais. Cabe ainda ao IDJ o apoio técnico, logístico e material que se considere necessário ao funcionamento do Conselho Nacional de Desporto e do Conselho Consultivo da Juventude.

Com sede na cidade da Praia e âmbito nacional, o IDJ terá jurisdição em todo o território nacional, conforme havia sido garantido pelo Ministro do Desporto recentemente que “a instituição vai ter um Conselho Diretivo que funcionará como órgão chapéu para as estruturas desportivas do país”.

PUB

PUB

PUB

To Top