PUB

Política

Tribunal de Contas vai auditar Câmara Municipal da Praia

A Câmara Municipal da Praia vai passar por uma profunda auditoria do Tribunal de Contas de Cabo Verde (TC) e a gestão de terrenos será um dos âmbitos da audição, anunciou hoje o presidente, João da Cruz Silva, citado pela Inforpress.

A auditoria, diz, vem na sequência das auditorias que estão a ser levadas a cabo nas câmaras municipais.

“No caso da Praia ainda não fizemos, mas está programada para este ano. Não sei o âmbito da auditoria, se vai abranger os terrenos, mas de qualquer maneira, é uma hipótese a ponderar, abranger os terrenos uma vez que há uma denúncia pública sobre a gestão dos terrenos”, disse.

Conforme a mesma fonte, Silva avançou que nos próximos meses o Tribunal de Contas vai apresentar os resultados de uma auditoria feita à Câmara Municipal da Boa Vista e de outros municípios já auditados.

Recorde-se que na semana passada, o Ministério Público (MP) acusou 14 pessoas e uma empresa por vários crimes relacionados com a usurpação e comercialização ilegal e criminosa de terrenos, na cidade da Praia.

Os terrenos, conforme a mesma fonte, pertenciam, na sua grande maioria, ao Estado , à Câmara Municipal da Praia e a privados.

Uma fonte judicial fez saber que o Ministério Público deduziu acusação pelos crimes de burla qualificada, lavagem de capital, associação criminosa, falsificação de documentos públicos e corrupção activa, contra “destacadas figuras públicas”, nomeadamente, o ex-governante e ex-bastonário da Ordem dos Advogados, Arnaldo Silva, o vereador da Câmara Municipal da Praia, Rafael Fernandes, o actual presidente da TECNICIL, Alfredo Carvalho, e duas conservadoras-notárias dos Registos Prediais da Praia.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top