As Cantinas Escolares dos três concelhos da ilha de Santo Antão recebem, esta quinta-feira (12), a primeira remessa de produtos agrícolas, fruto de uma parceria entre a FICASE e a Associação de Agricultores da Ribeira da Cruz (AADARC).
A assinatura do contrato de fornecimento acontece após a entrega simbólica dos produtos, na Escola Básica (Ex. Ciclo, Agrupamento 2), Porto Novo.
O ato vai ser presidido pelo presidente da FICASE, Albertino Fernandes, e contará com presença da delegada do Ministério de Educação de Porto Novo, Felismina Reis, do Presidente da AADARC, Vanderley ROCHA, entre outros convidados.
O evento realiza-se no âmbito do Projecto “Práticas agro-ecológicas resilientes e comercialização participativa como instrumento de nutrição escolar e de segurança alimentar comunitária para as populações rurais das Ilhas de Santo Antão e Fogo”.
O projecto é executado pelo Centro de Estudos Rurais e Agrícolas Internacional (CERAI), pela Associação dos Amigos da Natureza (AAN) e parcerias da FICASE e Ministério da Agricultura e Ambiente. Conta com o co-financiamento da Agência Regional de Agricultura e Alimentação (ARAA) da CEDEAO, a Cooperação Espanhola e a FICASE através da compra “local” de produtos para reforçar as refeições escolares oferecidas pelo Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar.
Com este contrato, a FICASE irá adquirir mais de oito mil quilos de produtos para a cobertura das necessidades das escolas de ensino obrigatório e estabelecimentos de educação pré-escolar dos três concelhos de Santo Antão, de Março a Junho de 2020. Ao longo deste período, serão realizadas cinco entregas, que beneficiarão mais de sete mil alunos, de 72 escolas e 62 jardins-de-infância.