Um total de 46 jovens profissionais, oriundos das Ilhas Canárias, vão realizar estágios curriculares durante os próximos cinco meses, em empresas e instituições nacionais sediadas nas ilhas do Sal, São Vicente e Santiago.
Estes estágios inserem-se no Programa Bolsas África, que foi apresentado na quarta-feira (12), na Delegação da Fundação Canária para Acção Exterior (FUCAEX) – Governo das Canárias, em Cabo Verde.
O Programa Bolsas África pretende reforçar as relações económicas e comerciais entre Canárias e Cabo Verde. Esta iniciativa permite aos 46 jovens profissionais conhecer o funcionamento e a dinâmica de trabalho em empresas privadas, instituições públicas cabo-verdianas e organizações do terceiro sector.
Especialistas em turismo, arquitetos, economistas, juristas e engenheiros, formados principalmentenas Universidades canárias, trabalharão em empresas como KUBO, NOSi, BTOC Consulting e organismos públicos como o Ministério do Turismo, a Comissão Nacional dos Direitos Humanos e a Universidade de Cabo Verde, entre outros.
Durante a apresentação do programa Bolsas África na sede da Delegação do Governo das Canárias em Cabo Verde, tanto a Conselheira-Delegada de Acção Exterior do Cabildo de Tenerife, Liskel Álvarez, como o Vice-gerente da Fundação Universitária de Las Palmas, Fabián Palmés, entidades responsáveis por esta iniciativa, mostraram a sua satisfação e agradecimento pela recepção aos jovens profissionais nas instituições e empresas cabo-verdianas.
Os dois representantes consideram que este programa impulsiona os processos de internacionalização de projectos públicos e também de negócios entre os dois arquipélagos.
No evento também participou o Delegado da FUCAEX-Governo das Canárias em Cabo Verde, Jorge Cólogan, quem lhes deu as boas-vindas ao país e os felicitou os por terem conseguido um lugar no Programa Bolsas África, incentivando-os a aproveitar e aprender desta experiência pessoal e profissional em Cabo Verde.
Por seu turno, a Embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Dolores Ríos, aproveitou a apresentação para relembrar aos jovens canários os fortes vínculos que unem ambos arquipélagos e a oportunidade que lhes oferece este Programa para a sua futura inserção no mercado laboral, tanto de Espanha como de Cabo Verde.