Em entrevista à Inforpress, o jovem revelou que Providence é a Cidade que lhe viu nascer, criar, formar-se e ser homem, mesmo que depois tenha ido de trabalhar em outra cidade, por questões de oportunidade.
Aliás, são esses alguns dos motivos que levaram John Gonçalves a concorrer ao cargo, além de querer “lutar para a melhoria” das condições de vida dos moradores e da própria Cidade.
A candidatura John Gonçalves venceu a disputa por maioria absoluta, deixando pelo caminho mais dois concorrentes: Nick Cicchitelli, 33 anos, que é presidente da “Fox Point Neighbourhood Association”, e dono de um negócio imobiliário; e Anthony Santurri, 60 anos, dono de dois estabelecimentos no centro: o “Freeplay Bar and Arcade” e o “Colosseum Night Club”, além de ser fundador da “Providence Responsible Night Life Organization”.
John Goncalves identifica-se como um educador da “The Wheeler School” e um dos fundadores de um grupo de um dos bairros da Cidade: a Coligação de Associações de Bairro de Providence, que incluiu representações de mais de 19 associações de bairros, em toda a Cidade.
Gonçalves adiantou, também, à Inforpress, que é um “defensor da aproximação” dos bairros da Cidade, para trabalharem em conjunto e enfrentar os desafios comuns da vizinhança.
Além disso, ressaltou que trabalha para promover questões sobre a educação, justiça ambiental e qualidade de vida do bairro.
Questionado sobre o seu envolvimento e experiência na política, informou que já trabalhou para vários políticos e esteve envolvido em muitas campanhas políticas, tendo desempenhando, entre outras, as funções de presidente do Comité do Distrito 60, do Senado de Minnesota; director Administrativo; director de Estratégia e assessor de Políticas, no principal Conselho da Cidade; prefeito, procurador-geral e raças senatoriais.
Durante a sua Campanha, apresentou algumas propostas que, segundo o mesmo, com o apoio da população local, é possível colocá-las em prática e ver os resultados.
“As minhas propostas vão desde o melhoramento dos serviços para os residentes, luta pela educação pública de qualidade, pela justiça ambiental, melhorar a segurança pública, defender o desenvolvimento inteligente e moradias acessíveis, transparência na tributação de imóveis, lutar pela justiça económica e equidade do trabalho, entre outros”, elencou à Inforpress.
Além disso, apresentou um Plano de Energia Renovável, que pretende desenvolver na Cidade.
E nos seus planos, os Direitos Humanos e a Justiça Social estão incluídos, com ênfase para os direitos da mulher, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trans-géneros (LGBTQ), invalidez, pessoas de cor e direitos dos nativos americanos, direitos dos emigrantes, entre outros.
Dentro das suas possibilidades, recordou que se comprometeu a apoiar o crescimento de pequenas empresas e propÔr a redução de impostos.
Providence é a Capital e a Cidade mais populosa do Estado norte-americano de Rhode Island, fundada em 1636, por Roger Williams, e agregada em 1832.