PUB

Covid-19

Coronavírus declarado Pandemia pela Organização Mundial de Saúde

A Organização Mundial de Saúde acaba de declarar o coronavírus, como Pandemia. Ou seja uma ameaça mundial.

A informação foi dada pelo director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa colectiva de Imprensa, na tarde de quarta-feira, 11.

“Estamos todos juntos, para fazer as coisas certas com calma e proteger os cidadãos em todo o Mundo. É factível”, declarou notando que, “todos os países devem encontrar um bom equilíbrio entre proteger a Saúde, minimizar problemas econmicos e sociais e respeitar os direitos humanos.”

E prosseguiu: “Lembro a todos os países nossas orientações: activar e ampliar seus mecanismos de resposta a emergências, comunicar-se com a população sobre os riscos e sobre como se proteger, encontrar, isolar, testar e tratar todos os casos de covid-19, além e rastrear todos os infectados”.

Há já mais de 121 mil casos confirmados em todo o mundo e mais de 4.300 mortes causadas pelo novo coronavírus.

Cabo Verde ainda não registou nenhum caso.

China, Itália e Irão são os países com mais registos de mortes.

 

O que é uma pandemia?

O termo é usado para descrever situações em que uma Doença Infecciosa ameaça muitas pessoas, de forma simultânea, no Mundo inteiro.

Um exemplo recente é o da Gripe Suína, em 2009, à qual é atribuída a morte de centenas de milhares de pessoas, de acordo com a estimativa de especialistas.

As pandemias acontecem, em geral, quando há um Vírus novo capaz de infectar seres humanos com facilidade e de ser transmitido de uma pessoa para outra, de forma eficiente e continuada.

O novo Coronavírus (baptizado de COVID-19), pelo que se sabe, até agora, tem essas características.

Assim, sem uma vacina contra o agente patogénico ou tratamento que possa prevenir a doença, conter a sua disseminação é crucial.

De acordo com a descrição da OMS, uma Pandemia se caracteriza quando está se espalhando entre seres humanos em uma série de países. Ela acontece quando há o aparecimento de surtos localizados em diversas regiões do Mundo, ao mesmo tempo.

O novo Coronavírus já chegou a 110 países e a todos os continentes, excepto à Antárctida, e infectou mais de 113 mil e 700 pessoas, levando cerca de quatro mil delas à morte.

A OMS estima que 3,4 por cento (%) dos pacientes morrem por causa de COVID-19. Mas alguns especialistas estimam que essa taxa de letalidade gire em torno de 2% ou menos.

Entretanto, em Portugal foram descobertos, nesta quarta-feira, 11, dois casos de COVID-19 em doentes internados há vários dias, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Os dois homens, ambos com mais de 60 anos, foram inicialmente diagnosticados com quadro de Pneumonia, mas só agora – e só por acaso – se sabe a origem da Infecção Respiratória.

PUB

PUB

PUB

To Top