PUB

Economia

CENU aprova manual em estatísticas de governança apresentado pelo Grupo Praia

A Comissão de Estatística das Nações Unidas (CENU) aprovou, no dia 5 de Março, o Handbook (manual) em Estatísticas de Governança do Grupo Praia, apresentado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) de Cabo Verde, referente ao mandato para o período de 2015 a 2020.

O relatório foi aprovado final na sua 51ª sessão, que decorreu entre 3 a 6 de Março, em Nova York e, entre outras recomendações, foi proposto a continuidade dos trabalhos da equipa para o período seguinte, de 2020 a 2025.

O Secretariado do Grupo Praia, liderado pelo INE de Cabo Verde, foi felicitado pelos países e instituições internacionais presentes, por ter conduzido “com sucesso” e “ao mais alto nível” este City Group, de dimensão mundial e por ter cumprido a entrega do Handbook no prazo estabelecido pela Comissão.

Segundo alguns membros do Steering Committee, trata-se de um dos grupos mais eficientes no que tange ao cumprimento do seu mandato estabelecido pela CENU.

“Não obstante este inovador, mas árduo e complexo trabalho que culminou neste Handbook, o INE de Cabo Verde considera que a sua produção foi um esforço conjunto de instituições de estatística, organizações internacionais e organizações da sociedade civil”, explica a organização.

O Grupo Praia é o primeiro e único city group em África. Foi criado em 2015, pela CENU, com a finalidade de tratar questões de conceptualização, metodologia e instrumentos no domínio das estatísticas de governança.

A iniciativa é uma plataforma especializada, que visa incentivar os países a produzir estatísticas de governança com base em metodologias documentadas.

PUB

PUB

PUB

To Top