A ilha de São Vicente vai receber, entre 20 de Março e 8 de Maio, o programa de empreendedorismo Alecere8, destinado a pessoas com ideias de negócio e criadores de produtos e serviços que, durante oito semanas vão ter aceso a ferramentas que lhes permite transformar ideias em negócios.
O programa inclui workshops práticos, formações, acesso a espaço de coworking, mentoria, acompanhamento e assistência técnica. No final os participantes terão a oportunidade de apresentar os seus projetos num pitch de 3 minutos, perante uma plateia de potenciais parceiros, financiadores e da comunidade empreendedora.
Depois do período de aceleração, os participantes terão ainda acesso a um programa de acompanhamento que inclui a possibilidade de espaço de coworking ou incubação, mentoria e ainda acesso a formações, workshops e eventos de networking, durante um período de 6 meses.
Entre os objectivos preconizados constam ajudar os participantes a desenvolver a sua ideia ou modelo de negócio ou então desenvolver um Produto Mínimo Viável para a sua startup, desenvolver competências empreendedroras e de gestão, acelerar o desenvolvimento do ecossistema dos startups em Cabo Verde e estimular o desenvolvimento da inovação.
O programa é destinado a qualquer pessoa, nacional ou estrangeira, que queira abrir um negócio na ilha de São Vicente.
Entretanto, segundo a organização, será dada prioridade a pessoas com idade compreendidas entre os 18 e 35 anos, portadoras de uma ideia de negócio com “grande potencial e impacto social”.
“Cada participante ou grupo de trabalho terá um mentor que o vai acompanhar ao longo do programa. Durante o programa haverá ainda 2 sessões de Mentor Mix que reúne um grupo de mentores, de várias áreas, com os participantes do programa num evento de convívio e networking” explica a organização.
Acelere8 é promovido pela empresa Capital Humano, em parceria com o Business Maio Center.