Arrancou esta quinta-feira, 5, a primeira edição da “CENA – Mostra de Filmes Dirigidos por Mulheres” para estimular a produção cinematográfica e audiovisual de autoria feminina.
O evento acontece hoje e amanhã (5 e 6 de Março) na Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde, no Palmarejo.
Segundo a organização, neste primeiro dia está a decorrer uma oficina “Cinema da Criola” e um workshop “teórico-prático” sobre a forma de interpretar “temas interessantes”, respondendo a algumas questões como “O que queremos filmar?; “Como?”; “Quais as histórias que nos interessam e como queremos abordá-las?”, entre outras.
Outro tema que estará em debate nesta mostra de dois dias é – “Filmes cabo-verdianos, passam no teste Bechdel ? ” – que servirá de “pretexto” para que as autoras dos dois filmes exibidos nesta edição possam reflectir sobre a evolução do “cinema cabo-verdiano” na perspectiva do género, identidade e representatividade.
Hoje à tarde, às 16h30, acontece a sessão de abertura oficial e a exibição dos filmes “Some Kind of Funny Porto-rican?” e “Amílcar, o Artesão da Liberdade” de Claire Andrade e Grace Ribeiro, seguida de uma “roda de conversa” com as realizadoras presentes no evento.