A Protecção Civil e Bombeiros de Cabo Verde estão a trabalhar junto do Ministério na mobilização de recursos para montar na capital o Centro Nacional de Operação e Socorro, dotado de capacidade de intervenção nas mais diversas ocorrências.
Esta informação foi revelada à Inforpress pelo presidente dos Serviços da Protecção Civil e Bombeiros, Renaldo Rodrigues, que alerta para a necessidade dos serviços municipais ganharem uma outra intervenção, exemplificando que a Câmara da Praia tem um serviço municipal, ainda que não tenha toda valência, mas que supera a realidade dos outros municípios.
“Quando assim é, fica difícil, de facto, termos esse sistema de trocas de informações e de melhoria de todo o sistema”, ressalvou Rodrigues, esclarecendo que “há muito trabalho que se faz nos bastidores”, como acções de sensibilizações nas escolas e comunidades.
Considerou que, apesar das limitações nas missões mais recorrentes, a Protecção Civil e Bombeiros tem vindo a dar respostas relativamente a acidentes de trânsito, evacuações médicas e incêndios, mas disse ter plena noção da evolução que o país terá de ter nesta área.
A este propósito, manifestou a sua preocupação por falta de dados estatísticos a nível dos municípios, que o mesmo apelidou como “um grande calcanhar de Aquiles”, uma vez este constrangimento tem dificultado a partilha de dados.
A esperança, segundo o capitão Rodrigues, está depositada no “Projecto 112”, do Centro de Despacho e Coordenação de Emergência, que, explicou, vai passar a filtrar tudo aquilo que é comunicação de emergência a nível nacional, pelo que, doravante, tudo que antes entrava concentrado nas câmaras vai passar directamente pela Protecção Civil, para ser distribuídos consoante a área geográfica.
Este projecto, considerado um grande ganho, já está na sua fase evolutiva, pelo que vai ser construído o Centro Norte em São Vicente, no sentido de dar resposta a toda as chamadas de emergências a nível de Barlavento, em sintonia com o Centro Sul para cobrir as ilhas de Sotavento.
Inforpress
*Título da responsabilidade da redacção
Centro Nacional de Operação e Socorro vai ficar localizado na Praia
Por
Publicado em