PUB

Sociedade

Religião: “Missões espiritanas” registam mais de 300 anos

Os Padres Espiritanos pertencem à congregação religiosa “Missionários do Espírito Santo” fundada há mais de 300 anos em França. São cerca de três mil “Padres Espiritanos” espalhados por 65 países, entre eles, Cabo Verde, que se entregaram “de corpo e alma” em missões de evangelização. 
Tendo em conta que há outras congregações religiosas católicas que desempenham papéis semelhantes, os espiritanos diferenciam-se pelo facto de “estar disponível para partir e ir aonde é preciso”. Por isso, quase nunca estão nas suas terras de origem além de outros desafios.
Desafios
Tony Neves diz que o mais difícil é encontrar padres com disponibilidades para estar nas “linhas da frente” e reunir condições para que as missões “nem sempre fáceis” sejam apoiadas. “Os colegas que estão na Mauritânia, na Argélia estão proibidos de falar no nome de cristo praticamente. Os que estão no Sudão do Sul e Nigéria também” explica. 
Segundo o mesmo “estes trabalhos tornam difíceis porque estão em áreas muito complexas. Por exemplo na República Centro Africana acompanhamos o drama que é ver aqueles grupos fundamentalistas islâmicos vandalizam as igrejas católicas”, explica. 
Por outro lado, este responsável acredita que as dificuldades tem valido a pena. “Fizemos em Zanzibar, um grande encontro mundial sobre o diálogo inter-religioso onde reunimos com todos os nossos colegas que espalhados pelo mundo, trabalham em contexto onde a igreja católica está a par de outras. E temos sítios onde a Igreja Católica está como outras religiões tradicionais africanas como o islamismo”, diz.    
RM
(Publicado no A NAÇÃO impresso, nº 651, de 20 de Fevereiro de 2020)

PUB

PUB

PUB

To Top