“Literacia Mediática e Informacional – Jornalismo Essencial”, livro do jornalista e professor universitário Humberto Santos, é lançado esta sexta-feira, na cidade da Praia. Segundo o autor, a obra procura ajudar o leitor a enfrentar as novas tendências no mundo de informação acelerada em que hoje vivemos, onde abundam as “fake news”.
Humberto Santos adiantou ao A NAÇÃO que “Literacia Mediática e Informacional – Jornalismo Essencial” é uma “pequena investigação” sobre a função e o funcionamento dos media nas sociedades democráticas, bem como o funcionamento das redes sociais, entre outros aspectos.
Tirando os aspectos académicos ou mais teóricos, de uma forma geral, o livro “foca-se sobretudo no jornalismo, mas alerta também para as consequências do comportamento on-line, designadamente nas redes sociais onde circula muita desinformação”.
Como diz, trata-se de uma “modesta contribuição” para que as pessoas possam distinguir o jornalismo profissional do fenómeno das “Fake News” num mundo globalizado de informações e desinformações.
“Hoje há muita desinformação a circular nas redes sociais, mas também em órgãos ditos de jornalismo profissional, mas que na verdade obedecem a um forte viés ideológico que os leva a manipular os factos e a fabricar notícias falsas. É preciso alguma literacia mediática para se contornar isso, porque a democracia só é saudável num ambiente de informações credíveis”, defende.
“Literacia Mediática e Informacional – Jornalismo Essencial” foi, segundo o seu autor, resultado de um “processo de aprendizagem” que decidiu transformar em livro para partilhar com “públicos diversos”. “Hoje todos nos deparamos com a necessidade de saber utilizar a Internet e as suas redes sociais de forma consciente e responsável”, alerta.
Questionado se este livro será o “primeiro de muitos”, Humberto Santos revela: “Quebrando a regra de que os livros não se anunciam, posso adiantar que a ideia é publicar mais dois livros no âmbito da temática da literacia mediática, de modo a aprofundar a questão da segurança na navegação nas redes sociais e um outro para abordar estratégias de ensino da literacia mediática”.
O livro, que conta com o prefácio de Wlodzimierz Szymaniak, reitor da UniPiaget, será apresentado por Daniel Medina. O acto está agendado para as 18 horas, no anfiteatro da Unipiaget.
Sobre o autor…
Humberto Santos é jornalista, licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Algarve, e é professor, mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. Entre outros cargos, já foi director da Rádio de Cabo Verde. Actualmente é apresentador dos programas de literatura: “Seiva da Letras” – na RCV -, e “Sugestões de Leitura” – na TCV.
RM
(Publicado no A NAÇÃO impresso, nº 652, de 27 de Fevereiro de 2020)
Jornalista Humberto Santos: “Literacia Mediática e Informacional – Jornalismo Essencial”
Por
Publicado em