O coordenador do Departamento Mundial de Justiça, Paz, Integridade da Criação e Diálogo Inter-Religioso, da Igreja Católica, Tony Neves, está em Cabo Verde e faz um balanço positivo dos trabalhos sociais e religiosos dos “padres missionários espiritanos” nas localidades de João Varela, Milho Branco, São Lourenço dos Órgãos, Pedra Badejo, e Calheta de São Miguel.
Tony Neves é Coordenador do Departamento Mundial de Justiça, Paz, integridade da Criação e Diálogo Inter-religioso e responsável pelas situações ligadas a guerra, a violência, a pobreza extrema, os atentados ecológicos, as perseguições e as prisões arbitrárias e tudo que “atenta contra aquilo que em termos mais laicos nós chamamos os direitos humanos”.
Está em Cabo Verde desde os primeiros dias de Fevereiro para “ver se as acções dos colegas correspondem à aquilo que consideramos ser o essencial da nossa missão que é estar nos sítios mais interiores e onde haja mais dificuldades para ajudar”, explica o padre português com cargo na Roma, desde 2018.
Assim, o mesmo diz que o balanço é positivo nas localidades já percorridas. “Estive com o padre António Honorato, na ‘Fazenda da Esperança’, onde está a dar um pouco da vida cristã e também social na recuperação dos toxicodependentes, o que cai muito no nosso agrado. Estive também a visitar a cadeia, a acompanhar os trabalhos de integração dos emigrantes de Angola em Cabo Verde, fui ao São Lourenço dos órgãos visitar o padre Lourenço em uma comunidade distante e fustigada pelos maus anos agrícolas, e realmente estes trabalhos desenvolvidos são muito espiritanos” justifica o religioso.
Tony Neves que vai permanecer em Cabo Verde até o dia 25, contando com uma agenda cheia.
Além das missões… o Jornalismo
Tony Neves é licenciado em Teologia e Comunicação Social, pela Universidade Católica Portuguesa; pós-graduado em Ciência das Religiões e Lusofonia e Relações Internacionais; e tem um doutorado em Ciência Política, pela Universidade Lusófona com a tese sobre o impacto no processo de paz das intervenções da Igreja Católica em Angola, país que lhe acolheu a sua missão de 1989 a 1994.
Uma vez formado em Comunicação Social, padre Tony Neves é conhecido pelas diversas crónicas escritas e publicadas em plataformas da igreja, incluindo livros e almanaques já publicadas que dão a conhecer as histórias e circunstâncias das incontáveis missões pelos diferentes países e continentes.
RM
(Publicado no A NAÇÃO impresso, nº 651, de 20 de Fevereiro de 2020)
Religião: Superior dos Padres Espiritanos elogia a missão em Cabo Verde
Por
Publicado em