A exposição sobre Carnaval da Ribeira Brava, na Biblioteca Municipal local revelou-se, mais uma vez, um sucesso.
Nesta que é a sua quarta edição, emigrantes, locais, alunos das escolas e alguns turistas puderam apreciar algumas das memórias mais antigas e outras mais recentes do Carnaval da Ribeira Brava.
A mostra juntou fotografias, trajes e alguns objectos dos três grupos oficiais do município: Copacabana, Estrela Azul e Brilho da Zona, mas também fotografias dos antigos fazedores da festa do Entrudo.
Ao acervo material e fotográfico compilado pelo organizador José Firmino, juntam-se também excertos de letras antigas do Carnaval, incluíndo Mornas.
“A Morna, antigamente, era muito usada no Carnaval. Tinha um grande destaque. Temos aqui uma letra de uma Morna do Copacabana e outra do Vindos do Norte e até uma Marcha ainda do tempo do San Jonista de 1952”, explica José Firmino, um entusiasta do Carnaval ribeirabravense.
“Gosto de fazer arquivo de tudo o que tem a ver com a Cultura, especialmente o Carnaval. Aqui temos fotografias de várias pessoas, profissionais, e não só, até de crianças. O que importa é o olhar e o que a imagem pode transmitir. As imagens são para ser vistas, partilhadas”. Ao longo dos tempos a Morna foi dando lugar a outras sonoridades que invadem agora os desfiles.
Pela exposição, durante cinco dias, passaram mais de 300 pessoas, um número que o organizador considera bom. Locais, emigrantes, grupos de escolas e alguns turistas fazem parte do perfil dos visitantes.
Exposição na Ribeira Brava recorda o tempo em que a Morna era rainha no Carnaval
Por
Publicado em