PUB

Destaques

Destaques da edição 651 do Jornal A NAÇÃO

Transportes Aéreos
Binter CV suspeita de fuga ao Fisco
A Agência de Aviação Civil (AAC) e a Direcção Nacional de Receitas do Estado  (DNRE) dizem-se impedidas de controlar as contas operacionais e financeiras da Binter CV. Os dois organismos cabo-verdianos alegam que por trás dessa dificuldade está uma “manipulação” dessa transportadora aérea, que passa por utilizar serviços de outras empresas do Grupo Binter nas Canárias. Em dois anos, estima-se que Cabo Verde já teve uma perda financeira de cerca de seis milhões de contos. A visada refuta a suspeita.
 
São Nicolau
Despovoamento ameaça Carnaval na Ribeira Brava
A falta de jovens para integrar as alas dos grupos de Carnaval, na Ribeira Brava, ilha de São Nicolau, devido ao êxodo rural, está a preocupar o presidente do Copacabana, Emanuel Cabral. Aqui não há disputas de prémios e o Entrudo faz-se com o que há de mais genuíno, a criatividade. A tradição vai cumprir-se e os imponentes andores cheios de brilhos vão voltar a irromper pelas ruelas estreitas da Cidade.
 
São Vicente
Pescadores apostam em hambúrgueres de peixe “made in” Salamansa
Os pescadores de Salamansa, ilha de São Vicente, enfrentam inúmeras dificuldades. Nesta época, em que se faz muito vento e grandes vagas no mar, estes trabalhadores vêem-se obrigados a ficar em terra, quando a necessidade pede que se façam ao mar, uma vez que é dali que retiram o sustento da família. E na busca de alternativas, a comunidade está a apostar na produção de hambúrguer de peixe.
 
Esquadra da Achada de Santo António
Disparo “acidental” levanta problema de esquadras junto a habitações
O Jardim Infantil “Pimpão”, na Achada de Santo António (ASA), na Cidade da Praia, foi atingido por um tiro saído da Esquadra da Polícia Nacional (PN), situada à frente do referido jardim. A PN diz que se tratou de um disparo acidental, mas o incidente deixou os responsáveis do jardim e internautas preocupados com o problema da segurança das áreas residenciais e outras nas proximidades das esquadras.
  
19 de Fevereiro de 1990
Há 30 anos…abertura política
A 19 de Fevereiro de 1990 o então primeiro-ministro, Pedro Pires, anunciava ao país e ao mundo a “abertura política”. Cabo Verde entraria, poucas semanas depois, numa vertigem de acontecimentos que passaria pelas primeiras eleições livres, a 13 de Janeiro de 1991, culminando, em Setembro de 1992, na aprovação da actual Constituição da República. Trinta anos depois, A NAÇÃO regressa a esse momento da história de Cabo Verde.
 
-Esta Edição nº 651 – que já está nas bancas! -, é feita, também, do habitual Caderno ETC.; assim como, das Opiniões de Eduardo Cardoso, Faustino Vicente, Luís Carvalho e de Redy Wilson Lima; a par da Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top