Foi lançada ontem ao final da tarde a 8ª edição da Revista Leitura da Livraria Pedro Cardoso, na Praia.
Esta nova edição traz em destaque, na capa, a professora universitária Fátima Fernandes que fala da sua experiência à frente da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e reafirma a sua tese segundo a qual, “a literatura cabo-verdiana contemporânea está marcada por percursos identitários de uma cabo-verdianidade desassumida”.
Este número traz ainda como destaque temas como “Cabo Verde um caso Singular”, “Entre a palavra e a imagem, eternidade provisória”, “Ler mais, para falar bem e escrever melhor”, entre outros.
Para além destes assuntos, pode-se encontrar também neste magazine resumos de apresentações de livros, resenhas críticas sobre obras, artigos de opinião, notícias sobre o mundo da literatura e novidades editoriais.
A apresentação esteve a cargo de José Maria Almeida.
De realçar que Fátima Fernandes foi curadora da Biblioteca Nacional entre 2017 e 2018, cargo que deixou a meio do percurso para regressar à Universidade de Cabo Verde onde lecciona as disciplinas do conjunto das Literaturas Lusófonas, especialmente Literatura Cabo-verdiana e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.