A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou, terça-feira, 11, que existe uma “chance realista de parar” a disseminação no Mundo do novo Coronavírus, a partir de agora, oficialmente chamado “COVID-19”.
“Se investirmos agora, temos uma chance realista de interromper esta Epidemia”, disse o director geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em Genebra (na Suíça).
A Organização também anunciou que o novo Coronavírus agora passa a chamar-se COVID-19. O novo nome foi escolhido por ser “fácil de pronunciar”, e sem referência “estigmatizante” a um País ou população em particular.
“CO” significa Corona, Vírus “VI” e “D” significa “doença” (disease, em inglês), explicou Ghebreyesus. O número 19 indica o ano de sua aparição, ou seja, 2019.
A transcrição oficial da OMS coloca todas as letras em maiúsculas.
Cerca de 400 cientistas de todo o Mundo estão reunidos em Genebra, na Suíça, para dois dias de reuniões. O objectivo é reunir esforços para intensificar a luta contra o Vírus, que já infectou perto de 43 pessoas (só) na China Continental.
Na abertura da Conferência, a Directoria da OMSdescreveu a Epidemia como “uma ameaç muito grave” para o Mundo,
apelando a países e cientistas para que intensifiquem as acções e a coordenação dos trabalhos para superá-la.
Ghebreyesus lembrou, ainda, que “os vírus podem ter consequências mais poderosas do que qualquer acto terrorista”.
Mais de mil pessoas já morreram após a contaminação pelo COVID-19 na China, além de duas vítimas fatais, em Hong Kong e nas Filipinas.
Até agora, há mais de 400 casos foram confirmados em cerca de 30 países e territórios.
O chefe da OMS também expressou o medo de ver a Epidemia se espalhar para países com sistemas de Saúde frágeis. “Se o vírus entrar num Sistema de Saúde mais fraco, pode causar o caos”, concluiu Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Com: RFI
OMS muda o nome do Coronavírus e estima chances de controlar a Epidemia
Por
Publicado em