Com as Autárquicas à porta, o MpD no Tarrafal de Santiago movimenta-se para encontrar um candidato a presidente de Câmara, com “perfil adequado”, que lhe permita conservar o poder nessa Autarquia, que não lhe escapa desde 1992. Celso Ribeiro é desejado por um grupo de militantes, mas José Pedro Soares quer continuar.
A NAÇÃO sabe que um grupo de militantes do MpD, no Tarrafal, vem tentando esboçar uma alternativa “credível” capaz de tirar aquele município, a norte de Santiago, do “marasmo” em que se encontra.
Celso Ribeiro é o nome mais badalado para substituir José Pedro Soares, que vem sendo desgastado por gente do próprio MpD.
Conforme um dos membros desse grupo, Tarrafal precisa de “sangue fresco”, com dinamismo suficiente para dinamizar esse município que “tem muitas potencialidades, turísticas, económicas e culturais”.
Contudo, segundo o nosso interlocutor, Celso Ribeiro, que “ainda não se manifestou, por respeito à disciplina partidária”, será a “melhor aposta” neste momento.
A NAÇÃO contactou Celso Ribeiro para saber da sua disponibilidade, mas, este, que é vice-presidente do Instituto Nacional Estatística (INE), mostrou-se cauteloso, afirmando que “nem sequer fui contactado para as sondagens”.
A nossa fonte considera, contudo, que será um “suicídio” político e uma derrota certa para o MpD no Tarrafal se a cúpula do partido decidir manter José Pedro Nunes como candidato às próximas eleições autárquicas.
“Apesar de várias obras inauguradas ultimamente e de muitas promessas do Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, e do vice-Primeiro-Ministro, Olavo Correia e Silva, os militantes dão por certa a derrota, caso o MpD decidir pelo actual presidente”, frisa o interlocutor do A NAÇÃO.
“Basta ver a fraca adesão dos munícipes na inauguração do Polidesportivo e das duras crÍticas dos emigrantes à actual equipa camarária, liderada por José Pedro Nunes Soares”, ilustra.
Para a mesma fonte, o encontro com os emigrantes, realizado no dia 17, só não foi um fiasco porque Olavo Correia levou com ele uma “grande delegação”, que soube defender o Governo, realça esse militante do MpD, que considera que a Câmara se limitou em repetir promessas antigas.
Nas mãos do presidente…
“Agora, cabe ao presidente do Partido decidir”, salienta a fonte do A NAÇÃO, que considera que Ulisses Correia e Silva e Fernando Elísio Freire “estão a tentar adiar e inviabilizar a vontade dos militantes”.
Para o referido grupo de militantes, Celso Ribeiro é visto como “único membro do Partido” naquele Concelho do Norte de Santiago, capaz de unir e liderar uma “equipa forte” e com aptidão para salvar o MpD no Tarrafal.
“José Pedro Soares está a pedir mais um mandato, depois de dois como presidente e um como vereador, mas seria o mais do mesmo”, alega a nossa fonte, que considera que o actual presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, “já não transmite esperança de uma vida melhor para os tarrafalenses”.
DA
(Publicado no A NAÇÃO impresso, nº 647, de 23 de Janeiro de 2020)
Autárquicas’2020: Militantes do MpD querem Celso Ribeiro para Tarrafal de Santiago
Por
Publicado em