PUB

Política

Parlamento: CPI sobre construção de barragens reúne-se para consensualizar nomes de entidades a serem ouvidas

A Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Averiguação do Processo de Construção de algumas Barragens reuniu-se ontem, pela segunda vez, para consensualizar os nomes das personalidades a serem ouvidas.
O presidente desta Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), Emanuel Barbosa, em declarações à imprensa disse que serão também ouvidos alguns peritos, assim como serão solicitados alguns documentos junto da administração pública relativos às barragens construídas, nomeadamente de Banca Furada (São Nicolau), Salineiro (Santiago) e Canto Cagarra (Santo Antão).
“Temos que ter todos os elementos para podermos fazer o trabalho, que esperamos com qualidade, e podermos apresentar um bom resultado à nação cabo-verdiana relativamente a todas as questões que têm a ver com a construção das três barragens”, explicou o presidente da CPI.
Instado sobre as personalidades a serem ouvidas, Emanuel Barbosa não quis avançar nomes antes de estes serem consensualizados entre os grupos parlamentares do Movimento para a Democracia (MpD-poder) e o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição).
Quanto à União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID – oposição), com três representações parlamentares, revelou que este partido ainda não apresentou nenhum nome.
Segundo Barbosa, a lista dos que serão ouvidos vai ficar aberta para, ao longo das audições, serem acrescentados nomes que os grupos parlamentares assim entenderem.
A CPI, criada a pedido do Grupo Parlamentar do MpD, visa, entre outros, averiguar a responsabilidade do Governo anterior durante todo o ciclo do processo da construção destas barragens, isto é, desde a montagem da engenharia financeira até ao processo de entrega e aceitação da obra.
É integrada pelos deputados Manuel Inocêncio Sousa, José Jorge Monteiro Silva, José Maria Gomes da Veiga, Ana Paula Moeda, todos do PAICV; Adilson Fernandes, Isa Costa, João Gomes Duarte, José Eduardo Moreno, Milton Paiva (MpD) e Dora Oriana Pires (UCID).
Por ocasião do anúncio da criação da CPI relativamente às barragens, a ministra das Infraestruturas, Eunice Silva afirmou que vão ser investigadas todas as “obras mal feitas em Cabo Verde” durante o mandato do PAICV nos últimos 15 anos para, depois de apuradas as responsabilidades, os casos serem encaminhados ao Ministério Público.
 
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top