A primeira edição do Workshop sobre Marketing Imobiliário (WMI) teve lugar no passado sábado, 25, na Cidade da Praia, e terminou com balanço o positivo da organização. Os promotores enaltecem a importância da iniciativa, num momento em que as empresas se posicionam para estarem cada vez mais próximas do consumidor e em que os pontos de contacto se multiplicam, obrigando a uma reprogramação estratégica dos próximos passos, tanto nos negócios como a nível da comunicação.
Sob o mote: “Convertendo Necessidades em Oportunidades”, o workshop consistiu num debate com promotores imobiliários, directores, comerciais de empresas construtoras e agentes, à volta da temática do marketing imobiliário, visando analisar e discutir tendências nas várias áreas de actuação com impacto directo ou indirecto nas empresas que actuam no sector.
“Procuramos debater tendências específicas do marketing do sector de forma a ampliar a nossa percepção e melhorar a capacidade de análise e instrumentalizar a operação dessa tarefa vital do marketing, bem como conhecer casos de sucesso no mercado nacional” explicou ao A NAÇÃO, o promotor do evento, Nelson Monteiro, que considera que os objectivos preconizados foram bem conseguidos.
“O primeiro objectivo era juntar, num único espaço, as empresas e agentes na área da imobiliária, nomeadamente a construção civil e a promoção e intermediação de investimentos. O segundo passava por perceber as dificuldades e oportunidades no ramo através do networking”, justificou o líder da Equity-Investimentos Imobiliários, epresa promotora do workshop.
Com a participação de agentes dos vários ramos do sector imobiliário – sustenta Nelson Monteiro -, foi possível identificar toda uma cadeia de valor desde a promoção de um investimento até chegar a um simples arrendamento.
Sal vai acolher segunda edição
Embora apenas algumas empresas tenham maior disponibilidade de recursos para investir num departamento de “marketing”, Nelson Monteiro fala de uma grande sensibilização perante a importância deste investimento.
“Depende da maturidade e dimensão da empresa. Normalmente, as empresas que estão no início das suas actividades, estão conscientes desta necessidade, mas não possuem os recursos necessários”, argumenta
Depois desta Primeira Edição, a organização perspectiva uma segunda, desta vez, na ilha do Sal, a acontecer no segundo semestre de 2020.
Entretanto, já estão lançadas as bases para a realização de um “workshop” sobre os investimentos imobiliários, na Cidade da Praia, provavelmente, ainda no primeiro semestre deste ano.
“A data ainda será ajustada, dependendo da disponibilidade dos restantes parceiros”, anuncia Monteiro.
A Primeira Edição do “Workshop” sobre “Marketing” Imobiliário debruçou-se sobre painéis ligados ao “marketing” e ao mercado imobiliário, assim como sobre a evolução do peso do sector imobiliário no PIB (Produto Interno Bruto) cabo-verdiano.
Foi ainda apresentada o programa EXPRESS+, da Pro-Empresa, sobre o financiamento dos planos de “marketing” das empresas do sector imobiliário.
A sua promotora – a Equity – Investimentos Imobiliários -, é a empresa responsável por projectos como o Edifício Berlim e o QA – Quinta dos Aromas – Ecovillage.
NA
(Publicano no A NAÇÃO impresso, nº 648, de 30 de Janeiro de 2020)
Marketing imobiliário em Cabo Verde: Workshop debate dificuldades e oportunidades do sector
Por
Publicado em