PUB

Mundo

Coronavírus: Países asiáticos fecham portas para chineses e Pequim alerta contra “pânico inútil”

O balanço de vítimas do Coronavírus não pára de crescer, levando vários países asiáticos a fecharem suas portas para viajantes vindos da China.
De acordo com dados oficiais divulgados na noite desta sexta-feira, 31, 213 pessoas já morreram vítimas da Pneumonia Viral, 43 delas apenas nas últimas 24 horas. O número de contaminados já se aproxima dos dez mil. Diante do avanço da Epidemia, diversos países asiáticos decidiram impedir a entrada em seu território de viajantes oriundos da China.
O Vietname suspendeu os vistos de Turismo para chineses ou outros estrangeiros que passaram pela China, nas duas últimas semanas.
Singapura e Mongólia também suspenderam a entrada de viajantes vindos do território chinês. Vários países, dentro e fora da Ásia, também enviaram aviões para repatriar seus cidadãos, enquanto a Rússia anunciou, esta semana, o fecho de sua fronteira de quatro mil 250 quilómetros com a China.
Temendo um isolamento total, Pequim tenta tranquilizar a Comunidade Internacional. “Não é necessário entrar em pânico inutilmente, nem tomar medidas excessivas”, declarou o embaixador chinês na ONU, Xu Chen, em entrevista colectiva, em Genebra (na Suíça). Segundo ele, a Organização Mundial da Saúde (OMS) “tem plena confiança” em seu País.
As autoridades de Wuhan, epicentro do Surto, são criticadas pela inércia no começo da Epidemia. Elas são acusadas de terem demorado para divulgar informações detalhadas sobre o Vírus. “Estou invadido por um sentimento de culpa e de remorso”, declarou Ma Guoqiang, principal responsável político da Cidade de Wuhan, durante uma entrevista ao canal público de Televisão, CCTV.
A OMS confirmou, na quinta-feira, que a Epidemia do novo Coronavírus é uma “Urgência de Saúde Pública Internacional”. Casos de contaminação já foram confirmados em 20 países do Mundo.
 
Com: RFI

PUB

PUB

PUB

To Top