PUB

Política

PAICV vai preparar mulheres para defenderem o ideal do partido nas próximas eleições autárquicas

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) quer preparar as mulheres para defenderem o ideal do partido nas próximas eleições autárquicas de 2020, baseando-se na Lei da Paridade.

A ideia foi avançada pela presidente da Federação Nacional das Mulheres do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (FNMPAI), Eva Ortet, durante a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do partido que acontece hoje, no âmbito do XVI Congresso do PAICV que decorre de 31 de Janeiro a 02 de Fevereiro na Praia.

Com a aprovação da Lei da Paridade, segundo Eva Ortet, o partido terá de incorporar algumas mudanças e atingir a paridade mínima de 40%.

“O foco para o nosso plano de actividades de 2020 é preparar as mulheres para as listas para as eleições que se avizinham tendo em conta a Lei da Paridade, porque temos que ter mulheres capazes e uma lista paritária”, referiu a presidente realçando que neste momento a prioridade é trabalhar na sensibilização, formar lideres e fazer com que as mulheres se disponibilizem para luta política.

Para Eva Ortet, o partido terá de trabalhar e preparar um programa de formação no sentido de ter mulheres capazes e que saibam defender o ideal do partido nas eleições autárquicas desde ano.

Segundo avançou, durante o encontro desta manhã, vão estar sobre a mesa a apresentação e aprovação do plano de actividades para 2020,e aprovação do relatório de actividades referente ao ano de 2019, propostas de alteração do estatuto do partido, proposta de funcionamento para as novas estruturas regionais sectoriais, preparação da próxima conferência nacional da FNMPAI e socialização da Lei da Paridade.

Em relação ao congresso desta tarde, Eva Ortet mostrou-se muito confiante e assegurou que o partido está 100% unido para o evento que irá juntar 364 delegados do país e da diáspora.

 

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top